Translate

sexta-feira, 27 de março de 2015

TRANSMISSAO DA VIDA

Dom da vida e sua transmissão.

"Deus criou o homem à sua imagem; criou-o à imagem de Deus, criou o homem e a mulher"(gn 1,27). Deus criou a cada pessoa humana sem exceção com imenso amor desde o primeiro instante da concepção. Ele é quem dá a vida por excelência, nós devemos ser simplesmente fiéis colaboradores dele na missão de transmitir a vida.
Vendo-nos maculados pelo pecado não nos abandonou ao poder da morte mas "aniquilou-se a si mesmo, assumindo a condição de escravo e assemelhado-se aos homens. E, sendo exteriormente reconhecido como homem, humilhou-se ainda mais, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz."(fl2,7-8); tudo isso para merecer-nos a vida eterna, a nós que por nós mesmos não merecíamos nem sequer a mansão dos mortos, o hades!
É precisamente esta vida eterna que "ultrapassa toda expectativa humana"1 que devemos ter em mente ao colaborar com Deus na transmissão da vida humana.2 Não devemos portanto pensar simplesmente nos gastos que um filho nos custaria. A Igreja ensina-nos que os cônjuges podem recorrer aos métodos naturais de regulação da fertilidade somente se houverem motivos justos e graves para tentar evitar a concepção. 
Quanto ao uso de anticoncepcionais sabemos que é ilícito por destituir o ato conjugal de sua finalidade procriativa desobedecendo assim a ordem do Senhor: "sede férteis". Além disso os contraceptivos de emergência (pílula do dia seguinte) e os dius são essencialmente abortivos. Também as pílulas comuns e os outros hormonais frequentemente permitem a concepção e causam abortos imperceptíveis na primeira ou segunda semana de vida do ser humano concebido sem que a mulher saiba que concebeu e que abortou.
Quanto às práticas de inseminação artificial e fertilização in vitro também não podem ser aceitas por dissociarem o ato sexual do ato procriador 3. Além disso, geralmente os médicos provocam a concepção de vários seres humanos, escolhem alguns deles para introduzi-los na genitália feminina na esperança de que pelo menos um deles vingue e congelam ou jogam fora os outros.
Por parte dos homens a vida muitas vezes é transmitida de forma pecaminosa, isto porém não denigre seu valor intrínseco. Tenha ela provindo de miséria extrema, fertilização artificial, fornicação, adultério, estupro, casamento, seja   deficiente ou não,"planejada" ou não, a vida é sempre um bem, é sagrada e tem valor incomensurável, pois foi amada por Deus e Cristo derramou seu sangue por ela e o embrião é sempre inocente 4.

Deus, de sua parte fez "tudo muito bom"; cabe-nos agora amar e proteger a vida, arrependermo-nos de nossos pecados e buscar a Misericórdia Divina, assim escaparemos da morte eterna no inferno e teremos a vida em plenitude que Cristo nos mereceu.
Como é bom e simples respeitar a lei natural, a castidade, a fertilidade e a fidelidade matrimonial. Nisto consiste a paternidade responsável, tão rara atualmente.

1 cf. Catecismo da Igreja Católica 1722 e 1028
2 cf. Gaudium et spes 51,4
3 cf. Catecismo da Igreja Católica 2377

4 cf. Evangelho da vida. João Paulo II.

Foto de bebê com cerca de 8 semanas de gestação (quase 2 meses)
           
O DOM DA VIDA
A vida humana começa no momento da concepção, momento sagrado em que Deus dá a vida a um novo ser humano.
Com apenas 18 dia após a concepção o pequeno ser humano já possui um coração bombeando sangue a todo seu frágil corpinho e um cérebro que começa a se especializar cada vez mais. com apenas 8 semanas (quase 2 meses), o bebê já possui todos os sistemas corporais funcionando, até mesmo impressões digitais. MÃE, SEU BEBEZINHO possui um coração, possui um cérebro, possui uma alma, tem sentimentos, emoções como qualquer outro bebê já nascido e é SEU FILHO(A), inocente e indefeso. MÃE, AME SEU FILHO(A) E PROTEJA-O(A). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário